Não é árabe, não é esperanto, nem ku-klux-klanês. Também não foi extraído de "O Caminho da Índias", não. Afirmo, ou melhor, nego com essa certeza empírica porque fui eu mesmo quem ouvi um cobrador figura pronunciar isso aqui em Aldeia, município de Camaragibe, Pernambuco. Mais precisamente na comunidade de Vera Cruz, vulgarmente conhecida como "Rachão". Uma comunidade pobre, bem "esquecida" pela Prefeitura (já notei que quem mais se esquece das coisas são os políticos; mas eles não sofrem com os esquecimentos deles; é o povo quem sofre).
Bom, estava voltando pra casa num microônibus, depois de aplicar aulas o dia todiiiiiiiinho. 18h00. Cansado e bêbado de sono. O cobrador, parece, estava todo ouriçado paquerando umas "oferendas" do Rachão, que tinham acabado de descer fazendo charme. E foi aí que o cobrador falou o título do blog, que representa acusticamente o convite que ele fez ao motorista. No português dos gramáticos menos frescurentos seria assim:
- VAMOS ALI PARA A GENTE VER OS NEGÓCIOS DAS MENINAS ALI? (tradução minha)
Viu só? O que o cobrador falou é muito mais prático, fluente e bonito, minha tia! É brasileirês brasileiríssimo! Só não é o oficial, nem foi exportado. Mas é massa demais. Depois desse episódio, passei a observar mais o linguajar do pessoal do Vera Cruz. Fiz umas anotações e registrei aqui abaixo um PEQUENO GUIA DE BOLSO com algumas expressões e palavras pra você ir aprendendo, caso algum dia você pegue um microônibus em Aldeia e não saiba se comunicar com os cobradores e motoristas do Rachão. Dáli aí, pai:
DIAÊLAÍ
(Não é africano) "Diz a ele aí", expressão usada para garantir que aquilo que você diz é verdade. Só serve se tiver no mínimo três pessoas na interação verbal.
ARRÊA
Vai!
DÁLI
Vai!
ROCHEDO
Indivíduo carismático que inspira confiança e respeito; algo que é bom.
PARADA DESCE
(Não é a parada que vai descer; é você ou alguém) Usa-se para informar ao motorista ou ao cobrador que uma parada foi solicitada; ou seja, que você (ou alguém) vai descer. Recomenda-se fazer isso dando batucadas na carcaça do microônibus. Chute não vale.
ACUNHA
Vai!
RAI
Vai!
BÓBÓBÓ
Apressar algo ou alguém; ir mais ligeiro. Equivale a um triplo "acunha", "arrêa" ou "dáli".
RAILÁ
(Não é árabe, nem indiano) Usado para pedir que alguém se dirija a deterimado local.
DETONA
(Não é ato terrorista) Vai!
RAIGA
Vai!
BÓSIBÓ
Variação de "bóbóbó". Pode ser empregado também quando se quer apenas ir embora e não está apressado.
RAIOTARU
(Não é japonês) Também não é uma descarga elétrica partindo do céu e qualificada negativamente. É quando queremos que alguém se mobilize ou pare de fazer algo: "Vai, otário!"
LA URSA
Mulher feeeeeeeia que dói na vista.
HAHHAHAHAAH! La ursa é bronca, viu?! Essa é a melhor de todas e me acabei de rir quando o motorista falou. Merece outro post isso (se me vier à memória...). Enfim, galerinha, ainda teria uma infinidade de outras palavras e expressões de cobradores e motoristas do Rachão, mas só consegui me lembrar destas (como era de esperar).
Agora, que "URNEGÓS DARMINALI" é esse que o cobrador tanto queria ver, eu não sei. Mas deve ser coisa boa, já que o cara ia abandonar o serviço no meio do caminho. Enfim... prefiro não (me lembrar de) comentar! AHHAHAHAHAH!
Dáli, esquecidos!
3 comentários:
Que blog mais liiiindo!!!!!!!
Gostei das reformas aqui. Contrataste um design, foi? HuHuhUh
Mucho bonito. Tu sois muito desenrolado tu, ví? Ah, mas dêxa eu í que mãe tá chamanu ali mãe. Beijo em tu, lindão!
=P
UHAUHAHUHAUHAHUAHUAHHUA :D
lindíiiiiiiiissima do zeff! :þ~
gostasse do novo design, foi? contratei um designer mt ninja e mt bonitao (o unico alem de mim)! ah, sou eu, pô! tinha esquecido.. ¬¬ HAHAHHAHHA :D
tbm vô í, belezau, ar menina?
beijoooes em tu!
dáli!
Aháá! Então quer dizer que você também está estudando os Feitcho Fera?
Então, me deixe ampliar esse seu dicionário:
COMOCÔMEÇÁ: Siginfica "Quando Eu Começar".
VÔDALÊVÚ: Eu sei que achou que fosse francês, mas não. Significa "Vou Dar-lhe, Viu?"
BÓRAMIN: Significa "Vamos, Menino".
E o melhor e mais estudado por todos: ABICICRETAPEGAIMNEU: Singnifica "A Bicicleta Pega Em Mim". AUIEHUIEHEUIHEUE...
Espero ter ajudado, caro China.
Abraçãoo!
Postar um comentário