Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2009

"DUPRAS" SERTANEJAS

Ri muito com um e-mail (título acima) que recebi hoje. Que dupla sertaneja é um negócio tão chato quanto abrir embalagem de cream-cracker (da Pilar), isso lá todo mundo sabe; só não sabia que os nomes de algumas duplas eram de uma sem-noçãozice tão bizarra. Por outro lado, seguindo a política do quanto pior melhor, a galeria abaixo é feita da nata mais refinada, a tropa de elite da música sertaneja. Vê se eu tô mentindo.
PREFERIDO E PREDILETO
Um pouco pretensiosos. Não me lembro de nenhum momento na história da música brasileira em que esses sujeitos foram sequer conhecidos, quanto mais favoritos.
BENTO E MAMÃO
Ou melhor: "Mamão e Mamão". Dois mamões. E o nome do disco? "Um porre de sucessos". Que trocadilhozinho peba esse, viu? Rapaz, de porre estava quem foi escutar isso aí (ou deve ter ficado depois de ouvir).
LEAL E LEGAL
Os caras são gente boa. Dá pra ver o carisma, né? Mas se o carinha da esquerda fosse negro, a dupla ia ser: "Morfheu e Neo".
DOMYNGO & FERYADO
Feijão com arroz. Queijo com goiabada. Pão com ovo. Pipoca com guaraná. Essas combinações bem que funcionaram. Mas "Domyngo e Feryado" pra mim ainda tá meio café com leite.
ATLETA E TREINADOR
Lançado no país do futebol, daí tu tira o nome das músicas. "Eu e você no zero a zero", "Naquela noite, você me deu cartão vermelho", "Com a bola toda", "Por teu amor eu sou fominha", e outros sucessos como "Juiz ladrão", "Camisa 12" e "Menina, tu bate um bolão".
ROCKY & SANTEIRO
Putz grila, isso aí é um prato cheio pra arriação! É tanta idéia que vem na hora que a gente esquece. Mas lembrei de duas. Primeiro que esse Rocky tá mais pra Viúva Porcina. Segundo: se aproveitar de novela pra batizar qualquer coisa é tática das antigas. Basta lembrar (como fiz isso?) da favela de Roda de Fogo e dos supermercados América, em Recife. (A gente tem que dar crédito também aos carinhas, pois dividir o nome de um personagem em dois pra nomear a dupla foi uma jogada digna de santificados. Fazem jus ao nome, menos Rocky, é claro! Digo, Porcina.)
CONDE E DRACULA
Esses aí fecham nossa galeria de arte com chave-de-ouro. O belíssimo trabalho vai do projeto gráfico e do figurino (como é visível) até os títulos das canções. "Sanguessuga do amor", "Quero você em meu caixão", "Dançando até o dia não raiar", "Morena do sangue quente", "Quando (não) me olho no espelho", "Me convida pra entrar na sua vida", "Bafo de alho" e outros grandes hits como "Vampirinha atrevida", "Me morde" e "Não chupo mais pescoço de galinha".
Essas e outras preciosidades "esquecidas" pela MPB você só encontra aqui em O BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS. O blog pra quem só lembra do que não presta. Aguardem por mais "dupras" sertanejas no próximo post. Inté mais, seus esquecíveis!

2 comentários:

Unknown disse...

ADOREI TEU BLOG E ELE TA FAZENDO O MAIOR SUCESSO ENTRE OS CAFUÇUS! RSRSRSRS

JEFFERSON CLAUSE disse...

AEEEEEEEEEEE DONA ANDREA! :D VALEU MESMO! VOU VER SE CONSIGO ME LEMBRAR DE POSTAR ALGUMA COISA NOVA!.. EHEHHEHEH ;p

ABRAÇÃO!

DE QUEM LEMBRO